quinta-feira, 30 de outubro de 2008

ACTIVIDADES - OUTUBRO - MÊS DAS BIBLIOTECAS -SALA DO JI/1ºCICLO

Sala JI/I °cicIo Ano lectivo 2008/09 A biblioteca é ...

A biblioteca é uma "casa". Grande ou pequena, alta ou baixa, branca ou amarela, não interessa! É uma casa com prateleiras cheias de livros, livros grandes, pequenos, quadrados, rectangulares, que falam do mundo, dos peixes, das plantas, das pessoas, da vida ... É bom! É muito bom ir à biblioteca! Basta ler os títulos para se sentir a imaginação a voar. Pode-se viajar, correr o mundo de lés a lés, conhecer terras e animais, mares e oceanos, planícies e montanhas, sentada numa cadeira... na biblioteca. Não é preciso uma máquina do tempo, pode-se estar na Idade da Pedra, na Idade Média ou no século XXV, tudo num abrir e fechar de olhos.
A Biblioteca também pode ser uma pequena estante com livros de estudo, com os quais se aprende ... a viver. É um lugar de meditação, de reflexão. Um livro é um companheiro amigo, é um testemunho do passado, do presente e por vezes do futuro. É uma voz amiga! Indica-nos o caminho, o nosso futuro. Não é só para jovens, é também um guia para quem já está no Outono da vida. Comprar um livro é ganhar um amigo, é ter a possibilidade de ultrapassar um espaço, um país e ir além das nuvens. Também tu, podes fazer um livro! Alargar os horizontes, chegar ao sol nascente, viajar no arco-íris, ligar o céu à terra.
A biblioteca deve ser lembrada com amizade e respeito. É um refúgio para quem se quer abrigar, passaporte para quem quer viajar, almofada para quem quer sonhar... É a Biblioteca!

Adaptado de Catarina Sardinha
Dia das Biliotecas, 27 de Outubro de 2008

Sem comentários: