quinta-feira, 28 de maio de 2009

LIVROS - NOVIDADES

GRANDES LIVROS PARA REQUISITARES NA TUA BIBLIOTECA!

FILMES - NOVIDADES

"UM espectacular banquete visual, tão imaginativo e inovador quanto o primeiro Matrix."

A novela gráfica épica de Frank Miller (Sin City) invade o ecrã com sangue, força e surpresa num estilo visual feroz, fiel ao original e recriado com uma mistura intensa entre acção real e animação por computador. 300 recorda a história da antiga batalha da Termópilas, ilustrando um combate titânico em que o rei Leónidas e 300 espartanos lutam até à morte contra Xerxes e o seu enorme exército persa.

FILMES - NOVIDADES

Nova cópia digital, com elementos áudio e vídeo dos cofres da família Chaplin. A eterna luta entre o homem e a máquina! mas quem vai ganhar desta vez são os fãs da comédia clássica, que se vão deliciar com o derradeiro confronto entre o vagabundo de Charles Chaplin, e a linha de montagem industrial num filme que foi incluído em 1998 na lista dos 100 melhores filmes americanos estabelecida pela American Film Institute.

FILMES - NOVIDADES

Benigno ( Javier Câmara) é um jovem enfermeiro que cuida de Alicia (Leonor Watling), uma linda bailarina em estado de coma. Marco (Dário Grandinetti) é escritor e faz companhia à sua noiva Lydia (Rosário Flores), também ela em estado de coma, depois de colhida em plena arena, durante uma corrida de toitos...

FILMES - NOVIDADES


Três gerações de mulheres sobrevivem ao vento quente, ao fogo, à loucura, à superstição, e até mesmo à morte, à base de bondade, de mentiras e de uma vitalidade sem limites. São elas Raimunda (Penélope Cruz), casada com um operário a viver do subsídio de desemprego e uma filha adolescente. O fantasma da mãe regressa à terra para ajudar primeiro a sua irmã e depois a Sole...

LIVROS - NOVIDADES


Inteligente e engenhosa conjunção que começa no dia seguinte ao final de As Mil e Uma Noites, quando o vizir Dandan é informado de que a sua filha, Xerazade, salvou a vida encantando o sultão com histórias maravilhosas. mas Xarazade está preocupada porque não se fia no seu marido...

LIVROS - NOVIDADES


Jack Torrance vê-se forçado a aceitar trabalho como zelador de inverno do Overlook, um enorme hotel nas montanhas do Colorado, um lugar completamente isolado pela neve entre Novembro e Março. Embora a vida nessas condições de isolamento não pareça fácil, para Jack é uma oportunidade perfeita para reconquistar a sua mulher Wendy e o seu filho Danny, e para retomar o seu trabalho de escritor. mas a família não está exactamente sozinha...

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Semana da Leitura - Imagens

Leitura, Leitura, Leitura!

Esta nossa semana da leitura esteve recheada de livros e poesia! A feira do livro este concorrida, como sempre! As actividades tiveram a adesão dos alunos nesta festa da leitura!Aqui ficam algumas imagens ilustrativas.

segunda-feira, 18 de maio de 2009

sala do 1º Ciclo e J. de Infância


“ A Mãe” na Biblioteca

De 20 a 30 de Abril, as actividades da Biblioteca foram dedicadas à Mãe, embora também tenhamos dedicado uns dias ao “Livro”; dia do livro - 23 de Abril.
Na Hora do conto, explorámos os livros “A minha mãe”, de José Jorge Letria e “Olá, eu sou um livro!”, de Rui Gracio.



Promovemos também um concurso de poesia e de desenho, com o tema “A Mãe”


Ao longo destas duas semanas todas as turmas do Primeiro Ciclo e algumas do Jardim de Infância, aderiram à hora do conto, e tiveram oportunidade de ouvir uma história em verso, dedicada à mãe e uma linda história sobre um livro que se sentia muito abandonado na estante de uma livraria.
Muitos dos alunos, também participaram com entusiasmo no concurso de poesia, assim como alguns adultos.
Os mais novos, 1º ano e Jardim de Infância, também participaram no concurso, com desenhos sobre a Mãe.
O concurso obedeceu a um regulamento previamente elaborado, com um júri de quatro elementos: Prof. Vitor Ferraz, Prof. Paula Coelho, Prof. Júlia Cardoso e Ed. Fátima Ramos.


Foi escolhido o melhor trabalho por turma, sendo atribuído um prémio especial para 1º classificado e prémios de participação para todos os outros participantes.
Os prémios foram gentilmente oferecidos pela Câmara Municipal de Albufeira.


Os vencedores foram:

J/I (sala 3) – Beatriz Bernardo
J/I (sala 4) – Constança Raposo
1ºC – Sofia Siva
1ºB – Carolina Apolinário
2ºD – Rafael Monteiro
3ºE – Inês Dias
3ºF – Joana Bernardo
4A – Blandina Carias


Poesias vencedoras:


Mãe, tu és a borboleta
Que passeia no meu coração
És a minha vida
E a minha paixão.”
Rafael Monteiro


Mãe,
És linda como uma flor
O teu coração é doce.
E nos teus olhos
Só consigo ver amor.”
Joana Bernardo


Mãe: Neste dia tão especial
Quero dedicar-te esta poesia
Com muito amor e muita alegria.
Quando penso em ti
Penso com muito amor
Pois tu para mim
És a minha flor.
A flor mais linda
Que eu já colhi
Que me traz felicidade
E também amor sem fim.
Mãe: Para mim és muito especial,
E digo-te bem lá do fundo,
«És a melhor mãe do mundo».
Blandina Carias


Mãe
O teu amor é maior que o Sol.
Mais brilhante que as estrelas.
Mais claro do que uma noite de luar.
Mais alegre que o arco-iris.
É mais alto que o céu.
É maior que o Universo.
E é mais valioso do que todo o ouro do mundo.
Feliz dia da Mãe.”
Inês Dias

Desenhos vencedores:







sexta-feira, 15 de maio de 2009

Sala do 1º Ciclo e do Jardim de Infância











Semana da Leitura
(4 a 8 de Maio 2009)

Durante esta semana desenvolvemos várias actividades na Biblioteca:

* Feira do Livro

* Declamação de poesias sobre “A Mãe”, criadas pelos alunos de 2º, 3º e 4º anos.

* Hora do conto: com a presença de uma avó na Biblioteca, na 2ª e na 4ªfeira.

Todas as turmas do 1º ciclo e do Jardim de Infância foram convidadas a visitar a feira durante as actividades lectivas. Ao longo da semana foi alargado o horário de funcionamento da biblioteca para permitir que todos tivessem acesso à feira, principalmente os encarregados de educação.

Na Hora do conto, contámos com a presença de uma convidada especial: a avó Maria do Carmo, que nos brindou com uma história tradicional,“o vento, o Sol e a Lua”. Todas as turmas do 1º ciclo, nos dias 4 e 6 de Maio tiveram oportunidade de participar nesta actividade.
No final da história, a avó Maria do Carmo mostrou-nos um burrinho em tamanho reduzido com apetrechos utilizados há algumas décadas atrás, entre os quais o garrocho, que fazia parte da história. Queremos salientar que alguns apetrechos foram feitos por ela.
Mostrou ainda aos alunos mais velhos, muitas fotografias antigas, que os encantaram!

Alguns alunos da nossa escola, brindaram a Avó Maria do Carmo nestes dois dias, com a declamação de poesias feitas por eles.


Obrigada Avó, pelo seu carinho e disponibilidade!

segunda-feira, 4 de maio de 2009