sexta-feira, 28 de maio de 2010

sala do1ºciclo e do J.Infância - Profissões

Profissões na Biblioteca
Encontros entre as várias turmas e os encarregados de educação


Durante o mês de Maio realizamos alguns destes encontros.
Assim, tivemos na biblioteca: uma bióloga marinha (mãe de uma aluna do 1ºA), uma funcionária de uma lavandaria (mãe de uma aluna da sala 2 do Jardim de Infância) e uma assistente técnica no Centro de Saúde (mãe de um aluno do 4ºE).


Oferecemos um certificado de presença a todos os presentes e tivemos lanches convivio, muito animados
entre os Encarregados de Educação e os Professores.
Estes encontros têm sido muito interessantes, têm dado oportunidade aos pais de virem à escola partilhar as suas experiências profissionais, enriquecendo-nos com as suas histórias e vivencias...
Durante o mês de Junho vamos continuar com estes encontros agora com outras turmas...


No dia 4 de Junho recebemos as mães de duas alunas do 2ºB que nos vieram falar das suas profissões: uma empresária de panificação e uma secretária. Os alunos receberam-nas muito bem e gostaram muito de estar com elas.


quarta-feira, 12 de maio de 2010

Sessão de poesia -11maio2010 - sala 1ºciclo/JI



Sessão de poesia





No dia 11 de Maio, saíram os resultados do concurso de poemas/textos poéticos dedicados ao Amor/Amizade, promovido pela biblioteca escolar durante o 2º período. Neste concurso, participaram as turmas do 3º e dos 4º anos.

Neste mesmo dia, houve uma sessão de poesia onde todos os alunos participantes tiveram oportunidade de ler para colegas e professores os textos poéticos feitos por eles; foram 24 textos bastante inspirados que encantaram todos os presentes.

No final, todos os participantes receberam um pequeno presente e um certificado de participação, tendo os três melhores trabalhos recebido ainda, um livro de Geronimo Stilton.

sala JI /1ºciclo

Visita à Biblioteca Municipal Lídia Jorge (Albufeira)

Nos dias 15 e 22 de Abril fomos à biblioteca municipal com as turmas que requisitaram mais livros até ao final do 2ºperíodo. As turmas foram: a sala 2 do JI e o 2ºB.

A dra. Daniela Ramos foi a nossa anfitriã e acompanhou-nos numa visita à secção infanto-juvenil e leu-nos uns contos muito giros numa sala “mágica” fantástica. Para os alunos do Jardim de Infância, o conto foi: “Tobias tem medo do escuro” e para os alunos do 2º ano, o conto chamava-se: “Os vizinhos da casa azul” (que também existe nas estantes da nossa biblioteca).

Oferecemos um pequeno presente à nossa anfitriã (uma moldura com umas fotos nossas). Todos gostaram da visita.

Esperamos que alguns dos nossos alunos voltem em breve à Biblioteca Municipal com os pais para passar uns bons momentos de leitura.

E nós, quem sabe, talvez para o ano voltemos com outras turmas...

quarta-feira, 5 de maio de 2010

sala JI/1ºciclo

25 de Abril

Nos dias 23 e 26 de Abril tivemos actividades relacionadas com o 25 de Abril na biblioteca. Convidamos as turmas dos 3º e 4ºanos e a sala 1 do Jardim de Infância. Foi lida e comentada uma pequena história relacionada com este dia, contaram-se algumas experiências de vida passadas na época, leu-se um poema alusivo. No final, os alunos fizeram um cravo vermelho em papel para levarem para casa juntamente com o poema.

terça-feira, 4 de maio de 2010

sala JI/1ºciclo


Dia da Mãe

Na semana de 27 a 30 de Abril, festejamos o Dia da Mãe, com várias actividades: leitura de um conto, declamação de poemas e elaboração de um postal. Foi lido um conto muito bonito chamado“Coração de Mãe”, os alunos mais velhos declamaram poesia para os alunos mais novos, também professores/educadoras/assistentes tiveram

oportunidade de declamarem poesia sobre a mãe. Estes belos poemas foram criados no ano lectivo anterior por miúdos e graúdos da escola e estão arquivados num livrinho que se encontra na biblioteca. Os alunos tiveram ainda oportunidade de enfeitar um postal em forma de coração que levaram para oferecer às mães.



Ler é...

Durante o 2ºperíodo (com início na semana da leitura), a equipa da biblioteca, lançou um desafio na escola, durante a Feira do Folar de Paderne e também a alguns convidados que tivemos ao longo do ano lectivo para nos completarem a frase: “Ler é...” e recolhemos frases muito inspiradas. Aqui vão algumas delas:
- Ler é mergulhar nas letras e percorrer a aventura do saber e depois regressar enriquecido! Adélia Simões (professora do 4ºF)

- Ler é descobrir no livro um amigo que se vai conhecendo e acariciando a cada página que se folheia... La-Salete (professora do 4ºE)

- Ler é viver emoções, ser o espectador de um filme em 1ªfila, é viajar no mundo da fantasia, imaginar... Anabela (ATL)
- Ler faz bem à mente, ajuda a relaxar, a reflectir... Edite Guerreiro
- Ler é saber mais e abrir as portas para o mundo... Arménio Aleluia Martins (Jornalista)
- Ler ensina a crescer. Délio (prof. EMRC)
- Ler é ir mais longe... Isabel Mateus (Directora)

- O livro é como um amigo. Com ele crescemos e aprendemos. D. Manuel Quintas Bispo do Algarve
- Ler é conhecer o outro... sem saber quem é... Padre César (Pároco de Paderne)
- Ler é um meio de encontrar os tesouros em cada livro que encontro. Liliana (Educadora)
- Ler é passear pela vida através das letras, palavras e pessoas que se transformam em imagens no nosso pensamento e marcam a nossa alma de forma indelével e profunda. Maribel Correia (Advogada)

- Ler é pensar. José Carlos Rolo (Vice-presidente da CM Albufeira)
- Ler é ter tempo para sonhar e... crescer, crescer sem horizontes! Cecília Santos (professora)

- Ler é entrar no mundo da fantasia, partir do aborrecido para a alegria. É descobrir que tudo é possível. Conseguir ler é incrível. Andreea Babicean (aluna do 7ºano)

- Ler é sonhar, brincar, entrar num mundo cheio de palavras. Dinis (aluno do 4ºano)
- Ler é uma coisa que faz bem. Eu gosto de ler. É uma coisa que se pratica. Iris Nunes (aluna do 5ºano)