sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Sala 1º Ciclo e J.Infancia


Mundo Rural na Biblioteca "Ciclo do Vinho"

No dia 28 de Janeiro iniciámos uma actividade muito interessante na biblioteca, “O Mundo Rural na Biblioteca”, que tem como principais objectivos: promover o gosto pelo mundo rural e pelas tradições; promover a vinda de elementos da comunidade à biblioteca para partilha de saberes.

Iniciámos este ciclo de palestras com o ciclo do vinho, dinamizado pela Arqt.ª Marta Santos, que está muito habituada a trabalhar estas temáticas no Museu de Tavira, onde actualmente desenvolve vários projectos.

Contámos com a presença das turmas dos 2º, 3º e 4º anos e com os grupos de alunos da sala nº2 e nº3 do J. Infância. Ao longo da actividade os alunos tiveram oportunidade de descobrir imensas coisas sobre a vinha e o vinho, e principalmente o percurso da uva desde a videira até se transformar no vinho que todos conhecemos.

Foi uma actividade dinâmica onde foi possível mexer na uva, diferenciar a polpa, a pele e a grainha e visualizar todas as fases, desde as vindimas, passando pelo esmagamento, até à pipa; para terminar os alunos confeccionaram o sumo de uva e beberam-no de seguida, estava fantástico!

Tivemos ainda o contributo de uma aluna do 3ºB, a Bianca, que nos leu um texto do manual do 3º ano, sobre as vindimas, e ainda a funcionária Clara Lopes que nos falou da sua experiencia nas vindimas e da confecção do vinho na região do Douro.

Tivemos à disposição da comunidade escolar, duas exposições, uma de utensílios ligados ao fabrico do vinho e outra de livros alusivos ao tema “Mundo Rural”.

Aproveitamos para agradecer à Arqt.ª Marta por este dia tão agradável, bem como aos alunos, professores, educadoras, funcionárias e à nossa directora que também partilhou connosco alguns momentos deste dia especial na biblioteca.

Sem comentários: