domingo, 17 de janeiro de 2016

Dia Internacional da memória das vítimas do Holocausto - 27 de janeiro


Um milhão e meio de crianças judias morreram no Holocausto — vítimas da perseguição de nazis e dos seus apoiantes. Dezenas de milhares de outras crianças também morreram, incluindo pessoas com deficiência assim como ciganos Romas e Sintos. Todos foram vítimas de uma ideologia inspirada pelo ódio que os classificou como “inferiores”.
Este Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto é dedicado às crianças — meninas e meninos que tiveram que enfrentar o terror e o mal absoluto. Muitos ficaram órfãos da guerra ou foram arrancados das suas famílias. Muitas morreram de fome, doenças ou nas mãos de quem lhes maltratou. Nunca saberemos como essas crianças poderiam ter contribuído para o nosso mundo…
E entre os sobreviventes, muitos estavam demasiadamente abalados para contar suas histórias. Hoje, queremos dar voz a esses relatos. É por isso que as Nações Unidas continuam a transmitir os ensinamentos universais retirados do Holocausto. E é por isso que  nos esforçamos para promover os direitos e as aspirações de todas as crianças todos os dias em todo o mundo.~

Sem comentários: